Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Soybean health break in Rio Grande do Sul comes into effect this Thursday

Começa nesta quinta-feira (03) o vazio sanitário da soja no Rio Grande do Sul, que vai até 30 de setembro. Durante o período de 90 dias, é proibido manter plantas de soja vivas em qualquer estágio de desenvolvimento.

A medida, estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da Portaria 1217/2025, também define o calendário oficial de semeadura da soja no estado, que ocorrerá entre 1º de outubro de 2025 e 28 de janeiro de 2026.

A estratégia visa combater a ferrugem asiática, uma das doenças mais severas da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Segundo Ricardo Felicetti, diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o vazio sanitário e o calendário de semeadura são fundamentais para preservar as ferramentas químicas de controle e garantir a produtividade da cultura no estado.

Para monitorar a doença, o Rio Grande do Sul mantém o programa Monitora Ferrugem RS, que identifica a presença de esporos do fungo e associa esses dados às condições climáticas para gerar mapas de risco. Essas informações auxiliam técnicos e produtores na tomada de decisões e na adoção de medidas eficazes de manejo da ferrugem asiática.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source