Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Céleres eleva previsão de safra de milho do Brasil; Imea faz ajuste positivo para MT

Logotipo Reuters

 

SÃO PAULO (Reuters) – A safra de milho do Brasil 2024/25 deve ficar acima das expectativas anteriores, com aumento de área plantada e clima de maneira geral favorável, apontou nesta segunda-feira a consultoria Céleres.

Já o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) também revisou para cima a projeção de colheita do Estado que é o maior produtor nacional.

A Céleres estimou a colheita do país, segundo exportador global de milho, em 135,4 milhões de toneladas, versus 134,6 milhões na previsão anterior, o que representaria um crescimento de quase 5% ante a temporada passada, mas ainda aquém do recorde de 2022/23 (140,2 milhões).

“A valorização das cotações do milho desde 2024 favoreceu a expansão da área destinada à segunda safra 2024/25 em 4%, mesmo diante do atraso na colheita da soja no início do ano”, afirmou a Céleres, citando o período no qual o Brasil colhe grande parte do seu cereal.

A consultoria citou como destaque o Mato Grosso.

“Como reflexo, projeta-se pressão adicional sobre os preços domésticos do cereal no próximo trimestre”, disse a Céleres, em relatório.

Entretanto, a consultoria também vê uma demanda doméstica como importante vetor de sustentação de preços internos, “impulsionada pela consolidação e expansão da indústria de etanol à base de cereais”.

“Do ponto de vista do produtor, a expectativa de elevada produtividade e preços futuros ainda remuneradores, em comparação ao mesmo período de 2023 e 2024, sustenta um cenário de margens positivas para o setor”, disse.

MATO GROSSO

O Imea elevou em 3,9% sua previsão de safra para o Mato Grosso, a 48,9 milhões de toneladas, o que seria uma alta anual de 3,6%.

Agora o instituto ligado aos produtores vê a safra do ciclo atual superando o anterior com um ajuste na produtividade média, de 2,5%, assim como na área plantada, em 1,34%, para 7,1 milhões de hectares.

“A produtividade manteve a tendência de alta, com incremento de 2,82 sacas/hectare, ante a divulgação de abr/25, ficando em 114,54 sacas/hectare. Esse aumento foi pautado principalmente pelas boas condições das lavouras até o final do mês de abril”, afirmou o Imea em relatório nesta segunda-feira.

Segundo o instituto, uma parcela a parcela significativa das áreas se desenvolveu dentro de um regime ideal de chuvas, devido à manutenção dos volumes pluviométricos na maior parte das regiões até o final do mês.

(By Roberto Samora)

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source