Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Com 30,9% da área plantada, safra de soja do Mato Grosso do Sul avança sob influência do La Niña

O plantio da safra de soja 2025/2026 em Mato Grosso do Sul alcançou 30,9% da área total estimada, de acordo com levantamento do Projeto SIGA/MS, executado pela Aprosoja/MS. A área semeada até o dia 17 de outubro corresponde a aproximadamente 1,4 milhão de hectares.

A região sul lidera o plantio, com 40,3% da área semeada, seguida pela região centro (17,7%) e norte (13,3%).  O ritmo está ligeiramente abaixo do registrado no mesmo período da safra passada (2024/2025), mas superior em 10% quando comparado a média dos últimos 5 anos.  Isso se deve principalmente ao bom volume de chuvas na região sul, o qual detém a maior área cultivada do Estado.

“O comportamento climático nas próximas semanas será determinante para o avanço da semeadura, especialmente nas regiões centro e norte, onde a umidade do solo ainda é limitada . Os produtores têm adotado estratégias como o escalonamento do plantio para reduzir riscos diante das incertezas meteorológicas”, explica o  assessor técnico da Aprosoja/MS, Flávio Faedo Aguena.

Para esta safra, a expectativa é de crescimento de 5,9% na área cultivada, totalizando 4,79 milhões de hectares. A produtividade média prevista é de 52,8 sacas por hectare, com produção estimada em 15,2 milhões de toneladas.

O monitoramento técnico da Aprosoja/MS também indica baixa incidência de plantas daninhas e pragas nas lavouras acompanhadas até o momento. “As áreas estão em estádios fenológicos iniciais, entre VE e V3, e apresentam boas condições fitossanitárias”, complementa Flávio.

De acordo com a previsão climática, o Estado deve enfrentar distribuição irregular das chuvas nos próximos meses, sob possível influência do fenômeno La Niña, ainda de intensidade fraca a moderada.

Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja, do milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas aqui.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source