O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra chuvas com acumulados em torno de 50 milímetros em 24h para diversos pontos dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. A previsão é de que essas chuvas ocorram entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25).
Segundo informações do Inmet, essa condição é ocasionada pela presença de uma área de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, combinada à disponibilidade de calor e a alta umidade na região.
“Devido a este sistema meteorológico, áreas destes dois estados, como o Pantanal e diversos municípios do Paraná, como Cascavel e Cianorte, podem receber volumes de chuva entre 50 mm e 100 mm, em 24 horas, acompanhadas de rajadas de vento com velocidade de até 100 km/h”, publicou o Instituto.
Nesta quarta-feira (23), o Inmet emitiu um alerta laranja, de perigo, válido entre as 3h dos dias 24 e 25, para chuvas intensas entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul até o oeste do Paraná. As áreas afetadas são: Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Oeste Paranaense, Pantanais Sul Mato-grossense, Norte Central Paranaense, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro-Sul Paranaense, Presidente Prudente, Centro Norte de Mato Grosso do Sul.

Para essas localidades, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Também segundo o que destaca o Instituto, à medida em que esse sistema avança para leste do país, as chuvas poderão atingir áreas de São Paulo a partir de sexta-feira (25). O modelo Cosmo mostra precipitação acumulada em torno de 70 milímetros em 24h sobre a parte central do estado paulista, chegando até mesmo com um pouco menos de intensidade ao sul de Minas Gerais.