Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Condições climáticas favoráveis e avanços tecnológicos contribuíram para safra recorde de soja

A colheita da safra de soja 2024/25 no Brasil está na sua reta final e é a maior produção já registrada da oleaginosa na história do país. A estimativa para a safra 2024/25 é de 168,34 milhões de toneladas, 14% superior à da safra 2023/24 e 8,1% superior ao recorde anterior da safra 2022/23. Segundo o 8º Boletim da Safra de Grãos, divulgado na quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 97,7% da área semeada foi colhida.

Segundo o relatório, houve um aumento de 10,5% na produtividade se comparado com o período anterior, chegando a 3.536 kg/ha. A área de plantio teve um crescimento de 3,2%, chegando a 47.612,7 mil ha.

Safra soja 2020. Fotos:Jaelson Lucas / AEN

Para o agrônomo Fernando Bonafé Sei a boa safra de soja 2024/25 foi favorecida por uma combinação de fatores, como boas condições climáticas, avanços tecnológicos, práticas de manejo adequadas e uma área plantada recorde. “Mesmo com algumas condições climáticas adversas, como falta de chuva e altas temperaturas em algumas regiões, as chuvas regulares e distribuídas, intercaladas com períodos de sol, criaram um ambiente ideal para o desenvolvimento da soja em diversas regiões do país. Em Mato Grosso e em Goiás, por exemplo, foram registrados grandes acumulados de chuva em novembro, favorecendo o plantio e o desenvolvimento inicial das culturas”, detalhou.

Além de boas práticas de manejo, os avanços tecnológicos também tiveram uma contribuição relevante. “A adoção de tecnologias inovadoras, como biossoluções, novas variedades de soja e equipamentos mais eficientes, contribuíram para aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos”, afirmou.

Fernando explica que hoje a utilização de inoculantes podem contribuir na formação de plantas mais resistentes e com maior produtividade, pois são uma importante ferramenta para a nutrição por meio da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). “Estudos da Embrapa indicam que a produtividade agrícola pode aumentar em média 8% com a inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio, quando comparada à ausência dessa prática. Além disso, o uso dessas biossoluções contribui para a redução da necessidade de fertilizantes nitrogenados”, salientou, afirmando que o monitoramento constante e a aplicação no momento correto de defensivos também são fundamentais para manter a sanidade das lavouras e evitar perdas significativas devido a pragas e doenças.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source