Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brazilian Soybean Congress promotes debates on production, research and market

Aspectos sobre a implantação das lavouras de soja, nutrição e fitossanidade, uso de bioinsumos, sistemas de produção irrigados, soja em áreas de reforma de canavial, inovações biotecnológicas, agricultura digital, desafios logísticos, papel da soja na segurança alimentar e na produção de biocombustíveis, e relação do Brasil com outros players do mercado internacional são alguns dos debates que estarão presentes na programação da 10ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja 2025, a serem realizados, pela Embrapa Soja, de 21 a 24 de julho, no Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).

Photos: Jaelson Lucas

A soja no Mercosul há um século é o tema da conferência de abertura, segunda-feira, 21 de julho, às 19 horas, e para debater a evolução da cultura na região, contaremos com a presença do pesquisador da área de melhoramento genético Romeu Afonso de Souza Kiihl, da MGS Melhoramento Genético e Sementes; o professor Tuneo Sediyama, da Soygene; Rodolfo Luis Rossi, ACSoja – Argentina e Gerardo Bartolomé, do Grupo Dom Mário. O debate será conduzido pelo jornalista Giovani Ferreira.

A geopolítica da cultura da soja será o tema da conferência da terça-feira, 22 de julho, a partir das 08h30, tema a ser apresentado por Guilherme Bastos, da Fundação Getúlio Vargas. A proposta é destacar as relações comerciais do Brasil com outros países influenciada pela produção, comércio e consumo do grão. Para debater a sustentabilidade da cadeia produtiva da soja em números está prevista uma conferência, quarta-feira, 23 de julho, a partir das 08h30.

A conferência será apresentada pelo professor Edvaldo Velini, da UNESP Botucatu. O objetivo é apresentar como os dados gerados pela pesquisa conferem maior segurança para a cadeia, contribuindo para o equilíbrio do cenário macroeconômico. E o que esperar da relação com a China na agricultura? É o tema da conferência da quinta-feira, 24 de julho, às 09 horas, a ser conduzida por Leticia Frazão Alexandre Leme, do Ministério das Relações Exteriores e por Larissa Wachholz, da Vallya Agro. As conferencistas têm ampla experiência nas relações do Brasil com a China, que é o principal parceiro comercial do Brasil.

CBSoja e Mercosoja 2025

Photo: Gilson Abreu

Para esta edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, o tema central do CBSoja e do Mercosoja 2025 será os 100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã. Considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, a expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 2 mil participantes de diferentes segmentos.

A programação técnica contará com quatro conferências e 15 painéis em que serão realizadas mais de 50 palestras com especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo soja. A comissão organizadora aprovou 328 trabalhos técnico-científicos que serão apresentados na sessão pôster.

Outra inovação na programação do CBSoja será a realização do Mãos à Obra, um espaço dedicado ao debate de questões práticas em cinco grandes temas: Fertilidade do solo e adubação, Manejo de nematoides, Plantas daninhas, Bioinsumos e Impedimentos ao desenvolvimento radicular. Também haverá destaque para os desafios da produção de soja no Mercosul e um workshop internacional Soybean2035: A decadal vision for soybean biotechnology, cujo objetivo é debater os próximos 10 anos das ferramentas biotecnológicas no melhoramento na soja, com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Arena de Inovação

A Arena de Inovação será um espaço para a realização de lançamentos, apresentação de trabalhos técnicos de destaque e inovações propostas pelo mercado. Haverá mais de 50 expositores participantes do evento.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source