Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zoetis apresenta no Gerar Corte 2025 avanços da reprodução bovina e oportunidades diante da valorização do bezerro e recordes de exportação

Em um cenário de valorização do bezerro, aumento no abate de fêmeas e recordes nas exportações de carne bovina, a Zoetis, líder mundial em saúde animal, promoveu mais uma edição do Gerar Corte, consolidado como uma das principais plataformas técnicas de discussão sobre reprodução bovina no país.

Neste ano, o Gerar Corte 2025 apresentou a 19ª edição do Caderno Gerar, com análise de 1,4 milhão de dados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) coletados em fazendas de todo o país. Os resultados mostraram uma taxa média de prenhez de 50%, com um terço das fazendas acima da média, evidenciando o potencial de crescimento do sistema reprodutivo com o uso de tecnologias.

Criado pela Zoetis em parceria com o professor José Luiz Moraes Vasconcelos, o Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho (Gerar) reúne o maior grupo de médicos-veterinários atuantes em reprodução bovina no Brasil – uma média de 450 médicos veterinários em 6 reuniões pelo Brasil.

Anualmente, o grupo acompanha os resultados da estação de monta e analisa os avanços obtidos a partir do uso de tecnologia reprodutiva da Zoetis para IATF e TETF, fortalecendo o desenvolvimento técnico do setor. “O Gerar deste ano visou conectar os elos da cadeia, trazendo frigoríficos, consultores e produtores para discutir o momento atual do mercado. Temos como propósito levar conhecimento e estratégias práticas que aumentam a eficiência da reprodução bovina”, explica José Luiz Moraes Vasconcelos. “Neste momento de mercado aquecido, com valorização do bezerro e aumento no abate de fêmeas, investir em tecnologias que elevem a taxa de prenhez e concentrem partos no início da estação de parição é essencial para manter a rentabilidade e a eficiência produtiva do sistema” destaca.

Entre os destaques do levantamento, novilhas induzidas e inseminadas nos primeiros 60 dias da estação de monta apresentaram 3,2 pontos percentuais a mais de prenhez do que aquelas não induzidas.

Outro ponto de atenção é a baixa taxa de ressincronização observada: Menos de 60% das matrizes passaram por esse processo.

A prática, segundo o grupo, é essencial para  aumentar a eficiência do sistema produtivo, concentrando parições, promovendo o nascimento de mais bezerros no começo da estação de parição e reduzindo o tempo de estação de monta. “O Gerar segue como um espaço essencial para troca de conhecimento e geração de soluções que conectam os diferentes elos da pecuária de corte”, destaca Francisco Lopes, Gerente Técnico de Reprodução da Zoetis. “Com base em dados e inovação, queremos fomentar uma pecuária cada vez mais técnica, produtiva e sustentável” finaliza.

Com uma abordagem técnica e voltada para resultados, o GERAR Corte 2025 reforça que ainda há grandes oportunidades no mercado quando se faz uso adequado das tecnologias Zoetis — fortalecendo o papel da companhia e do grupo como referência em eficiência reprodutiva e gestão pecuária de alta performance.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source