Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Clima favorável acelera plantio de soja entre outubro e novembro em Mato Grosso do Sul

O plantio da soja safra 25/26 avançou em ritmo acelerado entre a primeira semana de outubro e a primeira semana de novembro, em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações do projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, o período concentrou 81% do total já semeado no Estado. A evolução da operação inicial do ciclo produtivo foi impulsionada pelo bom volume de chuvas, principalmente nas Regiões Centro e Sul, que, juntas, representam aproximadamente 85% da área total estimada.

Até a data de 14 de novembro, o acumulado de plantio, que compreende todas as regiões do Estado, é de 92,1% da área estimada, o equivalente a 4,4 milhões de hectares. Conforme a média das últimas cinco safras, o plantio deve ser finalizado na primeira quinzena de dezembro.

As lavouras variam entre o estádio fenológico vegetativo V6 e reprodutivo R3, marcados pelo aparecimento da segunda folha trifoliolada completamente desenvolvida e pelo início da formação da vagem, respectivamente. Com exceção da Região Sul, as demais regiões apresentam condições boas em mais de 90% das áreas.

Para esta safra, a estimativa é de que Mato Grosso do Sul cultive 4,7 milhões de hectares, com produtividade média de 52,8 sacas por hectare e produção de 15,1 milhões de toneladas.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source