A frente fria que avança pela Região Sul do país nesta semana deve causar instabilidades em áreas de São Paulo, com previsão de chuvas intensas ao longo do sábado (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As instabilidades também devem se intensificar em regiões do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul durante todo o dia de amanhã (10).

Os volumes de chuva previstos variam entre 30 mm e 50 mm, acompanhados de rajadas de vento em torno de 60 km/h, conforme alerta amarelo (perigo potencial) emitido pelo Inmet para a região.
Com a passagem desse sistema meteorológico pelo Sul do Brasil, as temperaturas devem cair no Rio Grande do Sul neste fim de semana, trazendo condição de geada entre a madrugada e o início da manhã de domingo (11) nas regiões Serrana, da Campanha e Serra do Sudeste, podendo atingir também a região Serrana de Santa Catarina.
O domingo (11) também será marcado por chuvas em áreas do Rio de Janeiro, com destaque para o litoral fluminense. A mesma condição deve alcançar a faixa norte do Nordeste, especialmente o litoral que se estende do Ceará ao Maranhão. Pancadas isoladas também são esperadas na faixa norte da Região Norte, atingindo áreas do Pará, Amapá, Roraima e Amazonas.
Nessas áreas, os volumes de chuva também devem variar entre 30 mm e 50 mm, com rajadas de vento de até 60 km/h.