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Mercado árabe sustenta avanço das exportações de frango do Brasil

Apesar de ter registrado influenza aviária em granja comercial de frangos no começo do ano, o Brasil deve fechar 2025 com aumento na exportação da carne de aves. Entre os mercados que favoreceram esse desempenho estão o árabe, que demonstrou confiança no Brasil durante o período de enfrentamento da gripe aviária, segundo liderança do setor, com os Emirados Árabes Unidos figurando como o maior comprador do produto de janeiro a outubro deste ano.

O panorama geral da exportação foi apresentado nesta quarta-feira (3) à imprensa pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, que também deu sua visão sobre como o mercado árabe se comportou em relação ao fornecimento do Brasil nesse ano de gripe aviária.

Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin: “Nem nos meus melhores sonhos eu pensava chegar na coletiva e anunciar dados positivos” – Foto: Divulgação/Alimenta

“Emirados foi um país que não fechou, um dos primeiros que não fechou, e a Arábia Saudita reconheceu a regionalização muito rapidamente. Embora países fecharam (para o Brasil) inteiro e demoraram para voltar – de menor importância no perfil importador do Brasil -, o Oriente Médio como um todo foi quem demonstrou maior confiança desde o início dessa ação”, disse Santin.

Na detecção de problemas sanitários, os países costumam fechar seus mercados para o produto do país onde foi registrada a doença. A regionalização ocorre quando um país restringe as suas compras apenas a um determinado espaço geográfico do território do fornecedor, onde foi registrada a doença em questão, em vez de suspender as importações do país inteiro.

Santin atribui a confiança do mercado árabe ao conhecimento da produção halal do Brasil e à intimidade que os países têm com as certificadoras brasileiras da área. O Brasil produz carne de frango conforme as normas da religião islâmica, e a certifica como halal por isso, e é o maior fornecedor mundial de proteína halal. Segundo Santin, essa confiança fez com os Emirados Árabes Unidos se mantivessem por muito tempo como o maior importador de carne de frango do Brasil.

De janeiro a outubro deste ano, o Brasil exportou 4,378 milhões de toneladas de carne de frango, com queda de apenas 0,1% sobre o mesmo período do ano passado. Os Emirados Árabes Unidos foram o maior comprador, com 393,68 mil toneladas e alta de 0,79%. Entre os cinco maiores destinos do produto no período, apenas outro país árabe, a Arábia Saudita, também aumentou as compras, em 6,93%, para 332,89 mil toneladas. Os outros três grandes importadores, Japão, África do Sul e China, reduziram as aquisições.

Santin espera o fortalecimento da parceria com o mercado árabe em 2026. “É uma parceria que já se construiu e se mostrou ser longeva e ser firme. Então a gente vê para 2026 continuidade disso e um trabalho também nos mercados halal da África”, afirma, citando a abertura do mercado da Tanzânia, que tem população muçulmana, mas não é um país árabe. Santin lembrou ainda de visita feita à Indonésia e da reabertura do mercado da Malásia, também nações não árabes com populações islâmicas e consumo halal.

Ano de dados positivos

Para o ano, a expectativa da ABPA é que a exportação fique em até 5,32 milhões de toneladas, com um aumento de até 0,5% sobre 2024. “Nem nos meus melhores sonhos eu pensava chegar na coletiva e anunciar dados positivos”, disse o presidente da associação, se referindo ao enfrentamento da gripe aviária pelo país neste ano. No período da influenza, 122 mercados ficaram totalmente abertos para a carne de frango do Brasil e 28 fecharam, mas muitos apenas parcialmente, ressalta Santin.

Após um janeiro a outubro de uma retração considerada muito pequena pela ABPA, de apenas 0,1%, a expectativa é que no acumulado de janeiro a novembro deste ano a exportação já fique positiva, com alta de 0,1%. “A recuperação a gente tem que celebrar”, afirmou Santin. Para o ano que vem, a ABPA projeta exportações de 5,5 milhões de toneladas, com alta de mais de 3,4%. Em caso de influenza aviária, a associação acredita que o impacto será menor em função do trabalho que está sendo feito pela adoção da regionalização pelos mercados compradores.

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