Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

End of La Niña changes weather pattern and favors rain in the center of the country

Para a segunda quinzena de abril, os mapas climáticos indicam chuvas concentradas na faixa central do país, acompanhadas de temperaturas acima da média para a região. No Sul, a previsão aponta para marcas térmicas abaixo do normal. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) anunciou o fim do fenômeno La Niña e o início de uma fase de neutralidade climática, com mais de 50% de probabilidade de este padrão persistir até o trimestre entre agosto a outubro.

Segundo a consultoria Agro Itaú BBA, o modelo GFS prevê chuvas significativas nos próximos 15 dias em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e no norte de São Paulo. “A chuva pode ficar acima da média durante a segunda quinzena de abril entre o Centro-Oeste e o Sudeste”, destaca o boletim Agro Mensal.

A expectativa é de que uma faixa entre Mato Grosso do Sul, interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo registre acumulados superiores à média histórica. No Sul, o Paraná deve concentrar os maiores volumes de precipitação na segunda metade de abril, enquanto o Rio Grande do Sul tende a ter chuvas abaixo da média em grande parte do território.

As temperaturas devem seguir acima da média na região central do Brasil, especialmente em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Já no Sul, a tendência é de marcas dentro ou abaixo do normal, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem registrar valores inferiores à média do período.

De acordo com o novo boletim da NOAA, o Pacífico voltou a apresentar condições de neutralidade climática em março. A fase neutra tem mais de 50% de chance de se manter até o trimestre de agosto a outubro. Para o segundo semestre, os modelos ainda indicam incerteza quanto ao retorno do La Niña, com probabilidade atual próxima de 40%.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source