Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Protocolo Verde dos Grãos do Pará ultrapassa 100 signatários e reforça compromisso com produção sustentável

O Protocolo Verde dos Grãos do Pará acaba de ultrapassar a marca de 100 signatários, se consolidando como uma das principais iniciativas do país voltadas à produção sustentável de grãos. O acordo, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Governo do Pará, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Unigrãos e outras entidades do setor, estabelece diretrizes que conciliam sustentabilidade, preservação ambiental e segurança jurídica na cadeia produtiva.

Diretor de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires: “Ultrapassar a marca dos 100 signatários mostra a força desta importante iniciativa que reúne empresas e poder público para viabilizar uma expansão sustentável” – Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a última auditoria realizada, cerca de 96% da produção estadual de soja, o equivalente a aproximadamente 3,2 milhões de toneladas, já está em conformidade com os critérios socioambientais exigidos pelo Protocolo. “Ultrapassar a marca dos 100 signatários é algo muito significativo. Mostra a força desta importante iniciativa que reúne empresas e poder público para viabilizar uma expansão sustentável, garantir mercado e aportar segurança jurídica à cadeia produtiva dos grãos”, destaca Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da Abiove.

Lançado em 2014, o Protocolo Verde estabelece que a produção agrícola deve ser livre de desmatamento ilegal, contar com Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado, estar livre de embargos e respeitar terras indígenas e unidades de conservação. Além disso, o acordo busca reduzir emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades agrícolas e incentivar boas práticas trabalhistas, como o combate ao trabalho infantil e escravo e a promoção da saúde e segurança ocupacional no campo. “Esse protagonismo do Pará, estado estratégico para a manutenção do bioma Amazônia e anfitrião da COP 30, enaltece o Protocolo Verde de Grãos como um exemplo a ser seguido por outros estados”, acrescenta Pires.

As empresas e cooperativas agrícolas que atuam na comercialização e financiamento de grãos no Pará devem seguir os critérios definidos pelo Protocolo, que se tornou uma referência nacional em governança ambiental e responsabilidade socioeconômica na agricultura.

Mais informações estão disponíveis em www.protocolo grãos.com.br.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Northern Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source