Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Parceria entre Marfrig e IDH, Programa de Produção Sustentável de Bezerros já conta com mais de 150 pecuaristas no Mato Grosso em seu primeiro ano

Parceria entre Marfrig, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, e IDH, instituição holandesa que trabalha para promover o comércio sustentável nas cadeias de valor globais, o Programa de Produção Sustentável de Bezerros implantado no Vale do Juruena, em Mato Grosso, registrou a adesão de mais de 150 pecuaristas. A participação majoritária é de pequenos produtores, que somam 134 inscritos.

A iniciativa busca tornar a fase de cria — considerada um dos principais gargalos da cadeia produtiva, por ser menos tecnificada e bastante pulverizada — mais eficiente e responsável, por meio de capacitação técnica, suporte à regularização ambiental e fundiária, acompanhamento socioambiental contínuo e um protocolo de rastreabilidade individual dos animais. O programa também incentiva boas práticas na pecuária, preservação ambiental e inclusão produtiva.

Ao longo do primeiro ciclo, o programa contribuiu para a conservação de mais de 31 mil hectares de floresta nativa e para a intensificação de 1 mil hectares de pastagens. Além disso, cerca de cinco mil bezerros foram identificados individualmente, reforçando os mecanismos de rastreabilidade e transparência na cadeia de fornecimento.

O Programa de Produção Sustentável de Bezerros no Vale do Juruena conta com um investimento da Marfrig de € 1,75 milhão até 2026, e tem metas ambiciosas: conservar mais de 53 mil hectares de florestas; intensificar 7.000 hectares de pastagens e promover a recuperação florestal de 1.500 hectares. Essa iniciativa está integrada ao Programa Verde+, plataforma de sustentabilidade da Marfrig criada em 2020 para garantir uma cadeia de fornecedores de animais 100% monitorada, com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) e livre de desmatamento.

Inclusão como estratégia socioambiental

Um dos princípios do Programa Verde+ é a inclusão. A iniciativa oferece suporte técnico, assessoria jurídica e ferramentas de diagnóstico geoespacial a fornecedores que estejam impossibilitados de fornecerem para a companhia por alguma incompatibilidade com os compromissos socioambientais da empresa, e que foram suspensos, permitindo que se regularizem e retornem de forma segura à cadeia de fornecimento.

Essa abordagem inverte a lógica tradicional de exclusão, promovendo a recuperação produtiva e ambiental de propriedades para a conformidade com as melhores práticas socioambientais. Como resultado, só em 2024, 633 fazendas foram reincluídas na cadeia de fornecimento da empresa, o equivalente a 7% do total de fornecedores ativos no período. Desde 2021, já são 4.194 fazendas regularizadas, evidenciando o compromisso da Marfrig com uma pecuária mais inclusiva, responsável e sustentável.

“Seguimos comprometidos em construir uma pecuária que seja, ao mesmo tempo, produtiva, inclusiva e responsável. Esse programa é a prova de que é possível gerar valor para os produtores, proteger as florestas e oferecer ao mercado uma cadeia cada vez mais transparente e sustentável”, conclui Paulo Pianez, diretor global de sustentabilidade da Marfrig.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Centro Oeste e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia