Uma comitiva da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro realizou, na última semana, uma visita técnica ao Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para conhecer a estrutura do terminal e acompanhar o projeto experimental de exportação de vivo.
A iniciativa abre um novo capítulo para a pecuária do estado, com potencial para fortalecer a produção fluminense e ampliar o acesso a mercados internacionais. O projeto experimental será usado para ajustar protocolos, garantir o bem-estar dos animais e atender a todas as exigências sanitárias. “O Rio de Janeiro dá um passo importante ao criar condições para que nossos produtores acessem novos mercados e concorram em igualdade com outros estados exportadores. O Porto do Açu pode se tornar um grande corredor de exportação do agro fluminense”, afirmou o secretário de Agricultura, Flávio Campos Ferreira.
Para o CEO do Porto do Açu, Eugenio Figueiredo, a operação é estratégica para aumentar a eficiência do setor. “Queremos mostrar que os produtores podem utilizar o porto para escoar suas produções com segurança e competitividade, garantindo acesso a melhores preços e maior rentabilidade. O Porto do Açu é uma alternativa moderna e promissora para o escoamento do agro”, disse.
O projeto sinaliza que o estado busca consolidar-se também na exportação pecuária, promovendo parcerias com produtores e ampliando oportunidades de negócios no mercado internacional.