Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Chuvas diminuem no país e clima favorece segunda safra de milho

Nos últimos 30 dias, houve redução das chuvas sobre o Brasil, com os maiores volumes concentrados na região Norte. Apesar da maior parte do país ter recebido chuvas abaixo da média para o período, o clima foi positivo para o desenvolvimento da segunda safra. As temperaturas ficaram acima da média sobre boa parte do país, porém as máximas começaram a reduzir com o início do outono. O Pacífico entrou oficialmente em condição de neutralidade.

Conforme a sazonalidade, as chuvas começaram a reduzir sobre o país, com os maiores volumes registrados sobre os estados da região Norte, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Sul de Minas Gerais. O elevado volume de precipitação sobre o Mato Grosso do Sul propiciou a reposição da umidade do solo, sobretudo para a região Sul do estado. Por outro lado, as chuvas abaixo da média reduziram a umidade do solo no Rio Grande do Sul e Norte de Minas Gerais.

As precipitações registradas no último mês foram favoráveis para a finalização do plantio do milho 2ª safra, bem como favoreceram o desenvolvimento inicial das lavouras na maior parte das regiões de produção. Volumes acima de 150 mm foram observados em grande parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. No Leste de Goiás, os acumulados foram mais baixos, com algum impacto na recomposição da umidade do solo.

Com o início do outono, as primeiras massas de ar frio começaram a subir pelo Sul do Brasil, com as temperaturas mínimas mais baixas sobre as regiões Sul e Sudeste. Por outro lado, o Centro-Norte do país seguiu registrando calor, com temperaturas acima da média. A NOAA anunciou que o Oceano Pacífico entrou em condição de neutralidade a partir de março.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia