Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Governo fixa preços mínimos para safra 2025/2026

Produtores de milho, soja e leite já podem se planejar com base nos novos preços mínimos definidos para a safra 2025/2026. Os valores foram publicados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com base em estudos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A medida faz parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), instrumento que assegura proteção de renda aos agricultores diante da instabilidade do mercado.

Entre os produtos mais relevantes, o milho, um dos pilares da alimentação animal e do setor agroindustrial, teve o preço mínimo atualizado com base nas condições regionais e de produção. O leite, fundamental para milhares de produtores familiares em todo o país, também conta com novos valores de referência, garantindo maior previsibilidade ao setor, especialmente em um cenário de custos elevados. Já a soja, principal commodity brasileira, teve leve recuo de 6,87% no valor mínimo, em sintonia com as oscilações do mercado internacional e a recente dinâmica da oferta e demanda.

Além dessas três culturas centrais, a portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece os preços mínimos de outros produtos estratégicos para o agro nacional. Entre eles estão o arroz, feijão, algodão, cacau cultivado, mandioca, sorgo, borracha natural cultivada, juta/malva e suas sementes. Em alguns casos, como na mandioca das regiões Norte e Nordeste e na borracha natural, os reajustes superam 12%, valorizando atividades de forte presença regional.

Os novos valores entram em vigor de forma escalonada a partir de julho de 2025 até meados de 2027, conforme os calendários de plantio e colheita das diferentes culturas.

A PGPM atua como uma rede de segurança para o produtor rural. Se o preço de mercado ficar abaixo do mínimo estabelecido, o agricultor pode acionar instrumentos como a subvenção direta ou a venda para o Governo Federal. A operacionalização dessas ações é feita pela Conab, que também elabora os estudos técnicos usados como base para a formulação dos preços.

As regras detalhadas para acesso aos mecanismos da PGPM estão disponíveis no Manual Operacional da Conab. A Portaria Mapa nº 812, de 07 de julho de 2025, com a tabela completa de preços por produto e região, pode ser consultada no Diário Oficial da União.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia