Aconteceu nesta terça-feira (20/05) a reunião ordinária do Fórum Agro MT, realizada na sala de reuniões da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá. O encontro reuniu representantes das principais entidades do agronegócio mato-grossense para tratar de diretrizes estratégicas que impactam o setor produtivo rural no estado.
Participaram da reunião as entidades membros do Fórum: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Associação dos Produtores de Feijão, Legumes, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT) e Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).
Pelo Sistema Famato, estiveram presentes o presidente Vilmondes Tomain, os diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), além do superintendente Cleiton Gauer. Durante a reunião, foram discutidos temas prioritários para os segmentos agrícola e pecuário, entre eles relatórios gerais do setor e o aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural (CAR 2.0), apresentados pelos analistas de Assuntos Fundiários e de Meio Ambiente da Famato, Dione Castro e Tânia Arevalo.
Também foram debatidos projetos de lei de tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de interesse do setor, com destaque para o Projeto Imagem, que trata da regulamentação da distribuição aérea.
Na sequência, os participantes do Fórum Agro MT acompanharam a 17ª Reunião Ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária da ALMT, realizada no auditório da Famato. O encontro contou com a presença dos deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Ondanir Bortolini (Nininho) e Francisco Guarnieri de Lima, além de representantes das entidades do agronegócio.
Entre os temas discutidos com os parlamentares, destacou-se a necessidade de revisão das bulas dos defensivos agrícolas, considerando as especificidades da produção agropecuária mato-grossense. Também foram envolvidos os principais projetos de tramitação na Assembleia que impactam o setor, e foi apresentada a proposta do Projeto Agro Familiar, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da agricultura familiar irrigada em comunidades com demanda hídrica já apresentada por estudos técnicos.
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância da articulação entre as entidades do setor e o Legislativo estadual:
“A aproximação com o Parlamento é fundamental para que possamos construir políticas públicas que atendam às demandas reais do produtor rural. O Fórum Agro MT, do qual a Famato faz parte, segue firme nesse papel de representação técnica e política do agro mato-grossense”, afirmou Tomain.