Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Frio intenso e risco de chuvas fortes trazem alertas para o Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma série de alertas de perigo e perigo potencial para diversas regiões do Sul e Sudeste do Brasil devido à combinação de uma onda de frio, possibilidade de geadas e chuvas intensas. As condições adversas, que começaram no início da semana, devem se estender até sexta-feira (27), com impactos tanto para a saúde quanto para a produção agrícola.

Desde segunda-feira (23), uma massa de ar polar provocou a queda acentuada das temperaturas, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Um alerta de onda de frio com grau de severidade “perigo” está em vigor até as 10h de sexta-feira. Segundo o Inmet, há risco à saúde, com temperaturas até 5 °C abaixo da média por um período de 3 a 5 dias, atingindo regiões como a Serra Gaúcha, o Sudoeste e o Nordeste do Rio Grande do Sul, além do Oeste e Sul de Santa Catarina.

Outro aviso de onda de frio, classificado como de perigo potencial, foi emitido para áreas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com validade até a manhã de quinta-feira (26). Nesses locais, a queda nas temperaturas deve durar de dois a três dias, com leve risco à saúde.

Além do frio, um novo alerta de geada foi publicado para a madrugada desta quinta-feira (26), com destaque para áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior paulista. O fenômeno pode causar temperaturas mínimas de até 3 °C e representa risco leve de perdas em lavouras, especialmente em regiões como o Vale do Itajaí, Metropolitana de Curitiba, Itapetininga e Serrana.

O Inmet também mantém avisos para chuvas intensas e acumulados significativos a partir da noite desta quarta-feira (25). Estão previstas precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia em diversas áreas do Sul do país, com ventos de até 60 km/h. O risco é de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas. Um alerta específico de acumulado de chuva com grau de perigo também foi publicado para partes do Oeste de Santa Catarina, interior do Paraná e do Rio Grande do Sul, com possibilidade de volumes entre 50 e 100 mm por dia, aumentando o risco de deslizamentos e transbordamentos de rios.

Diante da combinação de frio rigoroso, geadas e fortes chuvas, o Inmet recomenda atenção redobrada da população e das autoridades locais. Agricultores devem adotar medidas de proteção para plantações vulneráveis ao frio, enquanto a população em geral deve se manter informada e seguir as orientações da Defesa Civil para evitar riscos.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Centro Oeste e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia