Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Áreas de Mato Grosso Sul, Paraná e Rio Grande do Sul têm alerta para tempestade

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo potencial para tempestades neste sábado (2), abrangendo áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. As regiões listadas podem enfrentar chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia.

alertas_lado_a_lado
Alertas do Inmet para perigo potencial de tempestade

Segundo os avisos, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no acumulado diário, além de ventos de 40 a 60 km/h. Apesar de os alertas indicarem baixo risco para transtornos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, o Inmet recomenda atenção à população das áreas afetadas.

No Paraná, o aviso abrange boa parte do interior do estado, incluindo o noroeste, oeste, sudoeste e regiões centrais. No Mato Grosso do Sul, a instabilidade se concentra sobre o sul do estado, especialmente na faixa dos Pantanais e no sudoeste. Já no Rio Grande do Sul, o alerta cobre quase todo o interior, atingindo desde a fronteira oeste até áreas da Serra, da Região Metropolitana de Porto Alegre e do litoral sul.

O cenário é reforçado pelas imagens do modelo Cosmo do próprio Inmet, que mostram a expansão de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil ao longo desta sexta-feira (2). O mapa de precipitação acumulada em 24 horas indica volumes de até 30 mm em pontos do Rio Grande do Sul, com chuvas se espalhando do norte da Argentina em direção ao interior gaúcho.

GIF 01-08-2025 16-24-27

Apesar de os maiores acumulados estarem previstos para áreas fora do Brasil, o avanço das instabilidades ao longo do dia aumenta a chance de ocorrência de pancadas fortes e de caráter localizado, especialmente nas regiões sob alerta.

O Inmet recomenda que moradores fiquem atentos às atualizações nos canais oficiais e, em caso de emergência, entrem em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Centro Oeste e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia