A área estimada para a safra 2025/26 de soja estava 14% semeada até quinta-feira (09), de acordo com levantamento da AgRural. O índice representa avanço de 5 pontos sobre os 9% de uma semana antes e supera os 8% de um ano atrás, garantindo à atual safra o posto de terceiro plantio mais acelerado da série histórica, atrás apenas de 2018/19 e 2023/24.
Apesar de as chuvas ainda estarem irregulares, Mato Grosso teve um avanço melhor que o esperado durante a semana. Mesmo assim, quem continuou puxando o ritmo do Brasil foi o Paraná, que vem contando com clima favorável desde o início da safra e tem até aqui o plantio mais acelerado de sua série histórica.
Milho verão
O plantio do milho verão 2025/26, por sua vez, chegou na quinta-feira (09) a 45% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 40% uma semana antes e 41% no mesmo período do ano passado (safra 2024/25), de acordo com levantamento da AgRural.
As chuvas ditam o ritmo da semeadura. No Sul, o excesso de umidade atrapalha a finalização dos trabalhos em algumas áreas. Já no Sudeste e no Centro-Oeste do país, que têm calendário mais tardio, o solo ainda muito seco deixa lento o início da semeadura.