Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Protocolo Verde dos Grãos do Pará ultrapassa 100 signatários e reforça compromisso com produção sustentável

O Protocolo Verde dos Grãos do Pará acaba de ultrapassar a marca de 100 signatários, se consolidando como uma das principais iniciativas do país voltadas à produção sustentável de grãos. O acordo, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Governo do Pará, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Unigrãos e outras entidades do setor, estabelece diretrizes que conciliam sustentabilidade, preservação ambiental e segurança jurídica na cadeia produtiva.

Diretor de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires: “Ultrapassar a marca dos 100 signatários mostra a força desta importante iniciativa que reúne empresas e poder público para viabilizar uma expansão sustentável” – Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a última auditoria realizada, cerca de 96% da produção estadual de soja, o equivalente a aproximadamente 3,2 milhões de toneladas, já está em conformidade com os critérios socioambientais exigidos pelo Protocolo. “Ultrapassar a marca dos 100 signatários é algo muito significativo. Mostra a força desta importante iniciativa que reúne empresas e poder público para viabilizar uma expansão sustentável, garantir mercado e aportar segurança jurídica à cadeia produtiva dos grãos”, destaca Bernardo Pires, diretor de Sustentabilidade da Abiove.

Lançado em 2014, o Protocolo Verde estabelece que a produção agrícola deve ser livre de desmatamento ilegal, contar com Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado, estar livre de embargos e respeitar terras indígenas e unidades de conservação. Além disso, o acordo busca reduzir emissões de gases de efeito estufa associadas às atividades agrícolas e incentivar boas práticas trabalhistas, como o combate ao trabalho infantil e escravo e a promoção da saúde e segurança ocupacional no campo. “Esse protagonismo do Pará, estado estratégico para a manutenção do bioma Amazônia e anfitrião da COP 30, enaltece o Protocolo Verde de Grãos como um exemplo a ser seguido por outros estados”, acrescenta Pires.

As empresas e cooperativas agrícolas que atuam na comercialização e financiamento de grãos no Pará devem seguir os critérios definidos pelo Protocolo, que se tornou uma referência nacional em governança ambiental e responsabilidade socioeconômica na agricultura.

Mais informações estão disponíveis em www.protocolo grãos.com.br.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado da Região Norte e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia