Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Grain traders urge Ukraine to suspend changes to pricing mechanism, say exports at risk

Logotipo Reuters

KIEV, 31 de março (Reuters) – O sindicato ucraniano de comerciantes de grãos, UGA, disse na segunda-feira que ele e o sindicato de produtores agrícolas UAC exigiram que o governo suspendesse as adições ao mecanismo para determinar preços mínimos de exportação, alertando que as mudanças poderiam interromper as exportações.

Em dezembro, a Ucrânia introduziu um novo sistema para exportação de produtos agrícolas essenciais, incluindo grãos, o que implica na proibição do envio de remessas de produtos a preços abaixo dos definidos pelo Ministério da Agricultura.

No início de março, o governo alterou as regras, dizendo que o preço mínimo de exportação para um determinado bem não pode ser menor que o preço mínimo para aquele tipo de bem nas mesmas condições de entrega do mês anterior.

“Os preços de exportação flutuam naturalmente dependendo das tendências globais, sazonalidade, logística, demanda e concorrência”, disse a UGA em um comunicado.

“Uma proibição artificial de reduções de preços ignora as realidades do mercado e ameaça a capacidade da Ucrânia de concluir contratos de exportação”, observou.

O sindicato disse que pediu ao governo que suspendesse as emendas e realizasse consultas abertas com as empresas.

A UGA acrescentou que também enfatizou a importância de esclarecer e unificar a terminologia, em particular, a definição de “preço mínimo”, “preço de referência” e “bases de fornecimento”.

A Ucrânia é uma grande produtora e exportadora de grãos e oleaginosas. O ministério da fazenda disse que o país exportou 32,4 milhões de toneladas métricas de grãos até agora na temporada de julho a junho de 2024/25.

Em tempos econômicos incertos, as empresas de energia podem ser um porto seguro?

Reportagem de Pavel Polityuk; Edição de Andrew Heavens

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source