Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Brasil reforça controle sanitário após caso de Influenza aviária e garante continuidade das exportações

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira (16) assegurando que não há restrições generalizadas para as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul, após a confirmação de um caso isolado de Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja de reprodução de aves no município de Montenegro (RS).

Segundo o Mapa, a rápida identificação do foco e a adoção imediata de medidas de isolamento, controle e erradicação demonstram a robustez e a eficiência do sistema de defesa sanitária do país. O órgão reiterou seu compromisso com a transparência e a qualidade dos produtos exportados pelo Brasil, destacando que todas as ações estão sendo conduzidas em conformidade com os acordos sanitários internacionais firmados com os parceiros comerciais.

O governo brasileiro tem defendido, nas negociações sanitárias internacionais, a adoção do princípio da regionalização — conceito reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) — que limita as restrições de exportação à área afetada, geralmente um raio de até 10 quilômetros do foco. Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já reconhecem esse modelo, permitindo que apenas áreas próximas ao foco tenham restrições comerciais.

No entanto, o Mapa explicou que acordos com parceiros como China e União Europeia determinam a suspensão temporária de exportações em nível nacional em casos de IAAP, o que está sendo respeitado. Ainda assim, o Ministério reforça que a produção brasileira de carne de aves é altamente profissionalizada, com rígido controle sanitário, o que sustenta a confiança dos importadores.

“Quando as exigências estão relacionadas à sanidade e à qualidade dos produtos, o Brasil se compromete a seguir rigorosamente os protocolos internacionais estabelecidos, garantindo a segurança e a confiança dos nossos parceiros comerciais”, destacou o Mapa.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango e conta com um território de dimensões continentais, o que reforça a importância do reconhecimento da regionalização como critério técnico nas decisões comerciais.

O Ministério agradeceu a confiança internacional no sistema sanitário brasileiro e colocou à disposição seu corpo técnico para prestar todos os esclarecimentos necessários.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source