Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Paraná registra avanço nas exportações de carne suína e na produção de ovos em setembro

O mês de setembro foi especialmente positivo para as cadeias de proteína animal no Paraná, com destaque para o desempenho das exportações de carne suína e para o aumento na produção de ovos. Os dados constam no boletim de conjuntura do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Photos: Shutterstock

De acordo com informações da plataforma Comex Stat/MDIC, analisadas pelo Deral, o estado embarcou 25,2 mil toneladas de carne suína no mês, volume 35,5% superior ao registrado em setembro de 2024. As Filipinas lideraram as compras, com 5,7 mil toneladas.

“O país se mantém como principal destino pelo quinto mês consecutivo, evidenciando a consolidação deste novo mercado, para onde o Paraná passou a enviar volumes expressivos há pouco mais de um ano”, destacou a médica-veterinária do Deral, Priscila Marcenovicz.

Na sequência, o Vietnã ficou na segunda posição entre os principais compradores, com 5,2 mil toneladas, seguido por Hong Kong, que adquiriu 3,2 mil toneladas no mês — embora siga como o principal destino no acumulado do ano. Outros mercados em destaque foram Uruguai (2,5 mil toneladas) e Argentina (2,4 mil toneladas), além de embarques menores para Emirados Árabes Unidos, Geórgia, Costa do Marfim e Cuba.

Para Priscila, o desempenho reflete a confiança internacional na qualidade da produção paranaense e os efeitos positivos da abertura de novos mercados. “Esse movimento mostra a capacidade do setor em diversificar e ampliar parcerias comerciais, fortalecendo a presença da carne suína paranaense no cenário global”, afirmou.

Exportações de carne bovina também registram recorde

O boletim do Deral aponta ainda que as exportações brasileiras de carne bovina também atingiram recorde em setembro, com 347 mil toneladas embarcadas e receita de US$ 1,9 bilhão.

Segundo o médico-veterinário Thiago de Marchi da Silva, do Deral, mesmo com a redução nas exportações para os Estados Unidos em função de novas tarifas, o Brasil conseguiu redirecionar o produto a outros destinos. “A China aumentou suas compras em quase 40% em relação ao mesmo mês de 2024, absorvendo boa parte desse volume”, observou.

Ele acrescenta que países como o Paraguai vêm comprando carne brasileira para abastecer o próprio mercado interno, enquanto exportam sua produção aos EUA. “As importações paraguaias de carne brasileira aumentaram 90% entre janeiro e setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior”, explicou.

Produção de ovos bate recorde no país e cresce no Paraná

Photo: Freepik

O boletim também destaca dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, que apontam crescimento de 8,6% na produção nacional de ovos em 2024, totalizando 5,4 bilhões de dúzias — um novo recorde histórico desde o início da série, em 1999.

O Valor Bruto da Produção (VBP) gerado pela atividade ultrapassou R$ 31,8 bilhões, com São Paulo liderando a produção nacional (26%), seguido por Paraná (9,6%), Minas Gerais (9,5%), Rio Grande do Sul (7,6%) e Espírito Santo (7%).

No Paraná, a produção alcançou 517,3 milhões de dúzias em 2024, aumento de 4,9% frente ao ano anterior. O volume inclui tanto ovos destinados ao consumo quanto à incubação, reforçando a relevância do estado na avicultura nacional.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source