Após 19 encontros repletos de participação da família associada, a Lar Cooperativa concluiu o ciclo de pré-assembleia 2025/2026 em Mato Grosso do Sul. Os tradicionais encontros foram marcados por muita conversa, transparência e planejamento estratégico.
“Tradicionalmente as pré-assembleias são reuniões muito prestigiadas e nesta edição não foi diferente. Apesar dos desafios, o ano de 2025 foi muito bom, superamos nossas metas de faturamento e também de resultado financeiro. Esse desempenho, somados a outros avanços, nos fornecem muitas razões para celebrar”, comentou o diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues.
Em Mato Grosso do Sul, as pré-assembleias aconteceram em duas etapas, com três reuniões por dia. A primeira fase, entre 24 e 27 de novembro, reuniu associados de Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Itahum, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Rio Brilhante, Dourados/Douradina, Laguna Carapã e Caarapó. A segunda fase, de 02 a 04 de dezembro, passou por Bonito, Sidrolândia, Campo Grande, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Sonora e Maracaju.
Os encontros foram conduzidos pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues e pelo 1° vice-presidente, Diogo Sezar de Mattia, com a participação da coordenadora do Programa de Difusão do Cooperativismo no MS, Cristiane Denise Mattana Gehrke, e o apoio da Assessoria de Comunicação.
Durante as reuniões, reforçou-se a solidez do modelo de negócios da cooperativa, que se mostrou eficiente para superar os desafios de 2025. “Mostramos para o nosso associado que o ano foi muito bom, apesar da frustração na lavoura de soja na metade sul do estado do Mato Grosso do Sul, onde poderíamos ter recebido entre oito ou nove milhões de sacas, e ainda em maio, a gripe aviária, que nos roubou um resultado melhor na avicultura, onde operamos com prejuízos até agosto, uma realidade que só deixou de acontecer em outubro, com o retorno das exportações para importantes compradores”, ressaltou o diretor-presidente da Lar.
Além de apresentar resultados e investimentos, os encontros abriram espaço para discutir temas estratégicos que impulsionam o crescimento da cooperativa no estado, como distribuição de sobras, performance por segmento, expansão, inovação tecnológica, sustentabilidade, capacitações e demandas locais.
Próximos compromissos
Entre 13 e 23 de janeiro de 2026, o ciclo de pré-assembleias segue para Paraná e Santa Catarina, com 16 encontros em cidades como Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Rosa do Ocoy, Santa Helena, Missal, Serranópolis do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Diamante D’Oeste, São Roque, Céu Azul, Ramilândia, Matelândia, Itaipulândia, Rolândia/Astorga e Xanxerê.
As pré-assembleias, marcadas por diálogo e transparência, encerram a preparação para a AGO (Assembleia Geral Ordinária), que acontece em 30 de janeiro de 2026, no Centro Administrativo da Lar Cooperativa, em Medianeira (PR), um momento decisivo para o futuro da cooperativa.
