O mercado internacional projeta um leve aumento nos estoques de trigo na temporada 2025/26, tanto nos Estados Unidos quanto no cenário global. As expectativas indicam que os estoques norte-americanos devem subir para 23,8 milhões de toneladas, crescimento de 3,7% em relação ao mês anterior (23 milhões de toneladas).

Foto: Divulgação/Pixabay
A alta seria impulsionada por uma redução nas exportações dos EUA, que perdem participação no mercado global diante do avanço das vendas da Rússia, país que deve ampliar sua produção e ganhar competitividade com preços mais baixos.
No quadro mundial, as projeções apontam para estoques finais de 265,7 milhões de toneladas, aumento de 0,6% frente aos 264,1 milhões estimados anteriormente.
Segundo Luiz Fernando Roque, coordenador de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, o movimento indica uma tendência levemente baixista para o trigo. “As elevações esperadas nos estoques, tanto nos Estados Unidos quanto no mundo, reforçam um cenário de maior oferta e menor dinamismo nas exportações norte-americanas”, avalia.
Com isso, o mercado deve manter um tom de cautela, acompanhando a evolução das exportações russas e o comportamento da demanda global ao longo do novo ciclo agrícola.