A 13ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul já tem local definido: será realizada na segunda quinzena de janeiro de 2026, no município de São Borja, na Fronteira Oeste do estado. A decisão foi confirmada durante reunião presencial do Grupo de Trabalho (GT) da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A definição do município como sede do evento contou com a articulação de entidades locais e estaduais. Representando a Seapi, participaram o coordenador regional de Santa Rosa, Airton Beutinger, e o assessor da Câmara Setorial do Milho, Valdomiro Haas. Também estiveram presentes o prefeito de São Borja, José Luiz Machado, e representantes de diversas instituições regionais.
As tratativas para a realização da abertura da colheita começaram em abril deste ano, segundo Haas, e foram intensificadas com a reunião realizada na Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja (ACISB). “Ampliamos o grupo de trabalho com a adesão da prefeitura e de novos parceiros, o que fortalece a organização do evento”, destacou o assessor.
A abertura oficial da colheita será realizada na propriedade rural de Andrei Sallet, visitada pela comitiva durante a agenda técnica na região.