Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Produção recorde desafia equilíbrio do mercado de soja

O USDA elevou o esmagamento de soja da Argentina e da China no relatório de março. A Abiove revisou os números para o balanço interno de óleo de soja, com aumento dos estoques finais para a safra 2024/25 em relação à projeção inicial. A Indonésia anunciou aumento na taxa de exportação do óleo de palma, entre 4,5% e 10%.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

No relatório de março, o USDA elevou em 1 MM t o esmagamento da Argentina na safra 2024/25, para 42 MM t. Para a China, o órgão aumentou o esmagamento em 2 MM t, passando de 103 para 105 MM t. Com isso, houve aumento da oferta global de farelo e óleo de soja e, da mesma forma, aumento dos estoques finais, com maior impacto para o óleo, cujo incremento foi de 1 MM t em relação à publicação de fevereiro, que saiu de 5,1 para 6,1 MM t.

As novas projeções da Abiove mostram um incremento de 129,5% no estoque final de óleo de soja para a safra 2024/25. A Abiove projeta, agora, estoques em 516 mil t, contra 225 mil t em fevereiro, diante do adiamento do B15, sendo o principal fator para a mudança. Da mesma forma, o consumo de óleo de soja foi revisado de 10,5 para 10,1 MM t. O órgão manteve o esmagamento em 57,5 MM t, assim como a produção de farelo e óleo de soja, projetados em 44,1 e 11,4 MM t, respectivamente.

A nova taxa de exportação de óleo de palma da Indonésia passará a variar entre 4,5% e 10% sobre o preço de referência do óleo de palma bruto. Anteriormente, essa faixa era de 3% a 7,5%. Essa medida visa financiar o aumento obrigatório de óleo de palma no biodiesel, subindo de 35% para 40% em 2024, podendo chegar a 50% até 2026. O país também planeja misturar 3% de óleo vegetal no combustível de aviação a partir do próximo ano. Esse aumento na demanda pode manter elevados os preços dos óleos vegetais, incluindo o óleo de soja, devido à correlação no mercado internacional.

A Bela Cereais trabalha com os melhores grãos do mercado e também deixa você por dentro das últimas novidades e análises sobre do agronegócio.
Não se esqueça de seguir nossas redes sociais.

Acessar Fonte da Notícia