A Coamo deu mais um importante passo na ampliação de sua infraestrutura no Mato Grosso do Sul. Na manhã de segunda-feira (02), a cooperativa iniciou as operações de duas novas unidades de recebimento de grãos: uma no distrito de Itahum, em Dourados, e outra no município de Amambai.
Somadas, as duas unidades contaram com um investimento de mais de R$ 191 milhões, valores que reforçam o compromisso da Coamo com o desenvolvimento regional, com a melhoria da logística e do atendimento cada vez mais próximo ao quadro social.
Segundo o Presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, a Coamo está sempre investindo em infraestrutura e na promoção do desenvolvimento regional dos municípios onde ela atua. “As inaugurações de Itahum e Amambai II reforçam a nossa missão de oferecer um atendimento próximo, estruturas modernas e soluções que proporcionem mais eficiência e segurança aos produtores. Esses investimentos representam o compromisso da cooperativa com o futuro da produção agrícola do Mato Grosso do Sul e com cada família cooperativista que confia seu trabalho à Coamo.”
Itahum
Localizado a cerca de 60 quilômetros de Dourados, o distrito aguardava por uma estrutura própria da cooperativa, expectativa que cresceu durante o período de obras, que foi acompanhado de perto pelos produtores da região.
A estrutura recém-inaugurada inclui moegas, tombadores bitrem, balança rodoviária automatizada de 30 metros, escritório operacional com pré-classificação, além de um secador de 200 t/h, filtro de mangas, depósito de cavaco e uma casa de máquinas equipada com sistemas modernos de limpeza, trilhagem e transporte de grãos. O complexo ainda conta com três silos pulmão e quatro silos de armazenagem com capacidade de 170 mil sacas cada, compondo uma capacidade estática total de 43.600 toneladas.
O cooperado João Azambuja foi responsável por entregar a primeira carga de soja à nova unidade e destacou a importância da estrutura: “Essa inauguração era muito esperada por todos nós. Acompanhamos cada etapa da obra e hoje estamos vendo um sonho se tornar realidade. A nova unidade facilita o nosso dia a dia, diminui a distância para entregar os grãos e mostra que a Coamo está sempre olhando para o cooperado. Estou muito satisfeito e agradecido por esse investimento na nossa região.”
Amabai II
Também nesta semana teve início a operação do novo posto de recebimento de grãos da Coamo em Amambai. Marcando um novo capítulo da presença de mais de duas décadas da cooperativa no Mato Grosso do Sul, a unidade foi projetada para oferecer modernidade, eficiência e capacidade de atendimento ampliada.
A nova unidade conta com moegas, tombadores, balança rodoviária de 30 metros, casa de máquinas equipada com sistemas completos de beneficiamento, secador de 200 t/h, depósito de cavaco, filtro de mangas, além de três silos pulmão, um silo de resíduos e quatro silos de armazenagem de 170 mil sacas cada. Assim como em Itahum, a capacidade estática também chega a 43.600 toneladas.
A primeira carga recebida pela unidade foi entregue pelo cooperado Edson Zanin, que comentou a relevância da obra para os produtores: “A nova unidade de Amambai chega em ótima hora e com uma estrutura que realmente impressiona. Nós, cooperados, estávamos com grande expectativa para essa inauguração, porque sabíamos o quanto ela seria importante para o escoamento da nossa produção. É um ganho enorme para a região e uma demonstração clara do cuidado da Coamo.”
Investimentos
Com as inaugurações das unidades de Itahum e Amambai II, a Coamo reafirma sua estratégia de investir em infraestrutura moderna, ampliar sua presença no Estado e oferecer soluções logísticas que garantem competitividade ao produtor rural sul-mato-grossense.
As duas novas unidades iniciam suas operações no momento em que a cooperativa segue expandindo sua atuação e consolidando seu compromisso histórico de apoiar e impulsionar o desenvolvimento das regiões onde está presente.
