O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que a produtividade da safra de milho 2024/25 deverá ser maior do que a estimada inicialmente, o que vai refletir também em um aumento na projeção de produção do cereal no estado.
Os técnicos do Instituto indicaram que a atual safra de milho mato-grossense deverá ter média de produtividade de 126,25 sacas por hectare, o que é 7,23% superior ao estimado no mês passado e 9,23% acima do registrado na temporada 2023/24.
“Esse incremento é resultado dos bons volumes pluviométricos registrados ao longo do ciclo, abrangendo inclusive as áreas semeadas fora da janela ideal, o que favoreceu o desenvolvimento das lavouras, especialmente na fase de enchimento dos grãos. Com isso, houve aumento do potencial produtivo nas principais regiões produtoras do estado”, explica o Imea.
Com isso, a produção total do Mato Grosso agora é estimada em 54,02 milhões de toneladas, patamar 14,52% superior ao contabilizado no ciclo passado, o que confira esta temporada 2024/25 com a maior já registrada nos dados do Imea.

COMERCIALIZAÇÃO AVANÇOU
Enquanto a safra se desenvolve e a colheita avança, a comercialização do milho no Mato Grosso também está progredindo. De acordo com o relatório do Instituto, 50,96% dessa produção já foi vendida no estado, um avanço de 3,35 pontos percentuais quando comparado ao levantamento anterior.
“Esse percentual só não foi maior devido à retração no preço em jun/25 de 4,23% quando comparado com mai/25, que ficou na média de R$ 42,55/sc”, ponderam os técnicos do Imea.