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Exportações do agronegócio brasileiro somam US$ 14,29 bilhões em agosto

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 14,29 bilhões em agosto de 2025, alta de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. O desempenho foi impulsionado pelo aumento de 5,1% no volume embarcado, que compensou a queda de 3,4% nos preços médios internacionais, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os principais produtos da pauta exportadora — soja em grãos, carne bovina in natura e milho — responderam pela maior parte do crescimento. A soja registrou 9,3 milhões de toneladas exportadas, 16,2% acima de agosto de 2024, gerando US$ 3,88 bilhões em receitas, alta de 11%. A carne bovina atingiu 268 mil toneladas, crescimento de 23,5% e receitas de US$ 1,5 bilhão, aumento de 56%. O milho totalizou 6,8 milhões de toneladas, expansão de 12,9%, movimentando US$ 1,36 bilhão, alta de 17%.

Foto: Rodrigo Félix Leal

Além dos produtos tradicionais, itens como sebo bovino, sementes de oleaginosas (exceto soja), feijões, rações para animais domésticos e óleo de amendoim registraram os melhores desempenhos já observados em agosto. O sebo bovino somou 64,7 mil toneladas (+17,2%), gerando US$ 74,1 milhões (+36,4%). As sementes de oleaginosas atingiram 68,5 mil toneladas (+10%), com receitas de US$ 71,3 milhões (+16,5%). Os feijões registraram 58,4 mil toneladas (+29%) e US$ 49,5 milhões em faturamento (+27,5%). As rações para animais domésticos chegaram a US$ 35,9 milhões, crescimento de 22,6%. Já o óleo de amendoim teve expansão de 358% nas exportações, alcançando 13,3 mil toneladas e US$ 20 milhões em receitas, alta de 573,4% em relação a agosto de 2024.

A China se manteve como maior destino dos produtos agropecuários brasileiros, com US$ 5,12 bilhões, alta de 32,9% e participação de 35,8% na pauta exportadora. A União Europeia segue em segundo lugar, com US$ 1,9 bilhão. Entre os mercados em expansão, destacam-se México (+91,9%, US$ 339 milhões), impulsionado principalmente pelas carnes, e Egito (+14%, US$ 342 milhões), puxado pelo milho. Outros países asiáticos, como Índia (+37,3%) e Tailândia (+9,5%), também registraram crescimento nas compras de produtos brasileiros.

Os resultados refletem a estratégia do Ministério da Agricultura voltada à abertura e diversificação de mercados. Somente em agosto de 2025 foram habilitados 22 novos destinos para exportação, elevando o número total de mercados de 58, em agosto de 2024, para 72. As 55 missões internacionais de negociação e promoção comercial realizadas ao longo do ano contribuíram para ampliar o acesso de diferentes cadeias produtivas.

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