A ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizam entre terça (25) e sexta-feira (28), em Brasília, o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas. O evento busca aproximar adidos agrícolas, setores produtivos e equipes governamentais para alinhar estratégias de promoção comercial e ampliar o acesso do agronegócio brasileiro aos mercados internacionais.
A programação vai reunir 54 adidos agrícolas, 40 em missão e 14 recém-designados, além de representantes dos Escritórios Internacionais da ApexBrasil em Bogotá, Miami, Bruxelas, Moscou, Dubai, Lisboa e Pequim. Serão quatro dias de painéis regionais, debates técnicos, reuniões individuais e articulação entre governo e setor privado.
A abertura oficial está marcada para quarta-feira (26), às 08h30, no Windsor Plaza Brasília Hotel, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; e de autoridades do MRE, MDIC, MDA, MPA, Embrapa, Sebrae e Conab. O embaixador Roberto Rodrigues, representante especial da FAO para o Cooperativismo, também vai participar do evento.
O painel inaugural “Aberturas de Novos Mercados: uma parceria entre o setor público e o setor privado”, será conduzido pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua; pelo gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Laudemir Müller; e pelo embaixador Alex Giacomelli, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE.
A agenda inclui ainda encontros individuais entre entidades do agronegócio, adidos agrícolas e equipes dos escritórios da ApexBrasil, com foco em temas como abertura e melhoria de acesso a mercados, estratégias de promoção comercial e parcerias institucionais.
Fortalecimento do agro no exterior
A atuação conjunta entre ApexBrasil, Mapa e MRE tem se consolidado como eixo estratégico para fortalecer a presença internacional do agronegócio. Entre 2023 e 2025, os órgãos, com participação do MDIC, promoveram 10 encontros regionais de SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas em cidades como Joanesburgo, Panamá, Bogotá, Washington, Bangkok, Tóquio, Lisboa, Varsóvia, Bruxelas e Dubai.
Essas iniciativas envolveram 212 representantes brasileiros no exterior, entre 131 SECOMs, 54 SECTECs e 27 adidos agrícolas, além de 38 empresas e entidades do setor, com destaque para segmentos como proteína animal, café, agroindústria e couro.
Nos últimos dois anos, a estratégia integrada resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, incluindo seminários, rodadas de negócios, workshops e participação coordenada em feiras. As ações projetaram US$ 18 bilhões em negócios e atenderam mais de três mil empresas brasileiras.
