Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Exportações ao mercado dos EUA começam a reagir

Os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos começam a mostrar mudanças no ritmo das exportações brasileiras. No dia 13 de novembro, entrou em vigor a isenção para a alguns produtos agrícolas enviados ao mercado americano. A liberação vale para carne bovina, café, suco de laranja e frutas como manga, açaí, castanhas, banana e mamão. Já itens como sebo bovino, uva, café solúvel, pescados e mel permanecem tarifados.

Mesmo recente, a medida já reflete nos números. As exportações totais do Brasil para os EUA voltaram a crescer após meses de queda, atingindo US$ 2,66 bilhões, um avanço de 19% em relação a outubro. Ainda assim, o resultado segue 28% abaixo do registrado em novembro do ano passado.

No agronegócio, porém, o movimento ainda é tímido. As vendas do setor somaram US$ 643 milhões, queda de 57% na comparação anual e retração de 7,7% frente ao mês anterior. A expectativa é de que, com a retirada das tarifas para grande parte dos produtos, o fluxo de embarques volte a ganhar ritmo nas próximas semanas, especialmente pela importância do mercado americano para diversas cadeias do agro.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source