Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abiove projects an increase in soybean exports and maintains expectations of a new record in 2025

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou suas projeções para o desempenho do Complexo da Soja em 2025. Apesar de revisões pontuais para baixo em alguns indicadores, a entidade mantém a expectativa de novo recorde para o setor no próximo ano.

Photos: Disclosure/OPR Archive

A produção de soja foi ajustada para 169,6 milhões de toneladas, uma leve queda de 0,8% em relação à estimativa anterior. Já o volume de soja destinado ao esmagamento deve permanecer estável, com previsão de 57,5 milhões de toneladas. A produção de farelo e óleo de soja também segue sem alterações, estimada em 44,1 milhões e 11,4 milhões de toneladas, respectivamente.

No cenário das exportações, as perspectivas continuam positivas. A projeção para os embarques de soja em grão subiu 2,3%, totalizando 108,5 milhões de toneladas. As exportações de farelo e óleo de soja devem se manter em 23,6 milhões e 1,4 milhão de toneladas, respectivamente.

Photo: Claudio Neves

As importações também permanecem dentro das expectativas: o Brasil deve importar 500 mil toneladas de soja para complementar a oferta interna, enquanto as compras externas de óleo de soja devem se manter em 100 mil toneladas, volume que já havia sido revisado para baixo em 50% na estimativa anterior.

Dados mensais
Em relação aos dados mais recentes, o processamento de soja em fevereiro foi de 3,54 milhões de toneladas, um crescimento de 5,2% em relação a janeiro. No entanto, houve uma queda de 2,9% na comparação com fevereiro de 2024, considerando o ajuste amostral. No acumulado do ano, o volume processado chegou a 6,9 milhões de toneladas, uma retração de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source