Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cidasc divulga período do vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em Santa Catarina

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulga o período do vazio sanitário e calendário de semeadura da soja em Santa Catarina para a safra de 2025/2026 estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na Portaria n.º 1.271, de 05 de maio de 2025.

As medidas, aliadas à proibição do cultivo de soja sobre soja, estão previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e são fundamentais no contexto da defesa sanitária vegetal, com foco na prevenção e no controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja.

O vazio sanitário consiste em um intervalo contínuo, durante o qual é proibido cultivar, manter ou permitir a presença de plantas vivas emergidas de soja. Durante esse período, também se torna obrigatória a eliminação de plantas voluntárias (nascidas espontaneamente – soja guaxa) nos campos, visando à quebra do ciclo do patógeno causador da doença. Com o vazio sanitário ocorre a redução da população do fungo no ambiente durante a entressafra, atrasando significativamente a ocorrência da doença na safra seguinte.

O calendário de semeadura estabelece o período permitido para o plantio da soja, e visa a racionalização do número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e, com isso, reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas.

A ferrugem asiática pode comprometer entre 10% e 90% da produtividade em condições favoráveis à infecção e desenvolvimento do fungo, sendo, portanto, uma das principais ameaças à sustentabilidade da produção de soja no país. A adoção rigorosa do vazio sanitário e do calendário de semeadura é imprescindível para minimizar riscos e garantir a sanidade das lavouras catarinenses.

Para a safra 2025/2026, o território catarinense foi dividido em apenas duas regiões, nas safras anteriores eram quatro regiões. “Propusemos ao Mapa a ampliação em 20 dias do período de semeadura na região que, na safra anterior, abrangia o Meio-Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Norte do Estado. Assim, todos os municípios catarinenses ficaram com janela de plantio de 120 dias, beneficiando os produtores, que antes tinham apenas 100 dias e simplificando a gestão das regiões com diferentes datas no Estado”, explica o engenheiro-agrônomo e gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc, Alexandre Mees.

Região I: 

Vazio Sanitário da Soja: 4 de julho de 2025 a 12 de outubro de 2025
Período de Semeadura da Soja: 13 de outubro de 2025 a 10 de fevereiro de 2026
Região II: 

Vazio Sanitário da Soja: 13 de junho de 2025 a 21 de setembro de 2025
Período de Semeadura da Soja: 22 de setembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026

A Cidasc reforça que o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja visa proteger a produção da maior commodity do agronegócio brasileiro, e, a longo prazo, a produção catarinense também é beneficiada com o sucesso do programa.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source