Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Aprosoja MT highlights progress with the approval of a law that freezes Fethab's UPF until the end of 2025

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) destaca como um avanço importante a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), do Projeto de Lei nº 1099/2025, que congela a Unidade de Padrão Fiscal (UPF), índice que compõe o cálculo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), durante todo o exercício de 2025, utilizando como referência o valor vigente em janeiro de 2025.

A proposta foi aprovada nos termos do Substitutivo Integral 01, representando uma conquista significativa para os produtores rurais do Estado, fruto do esforço conjunto de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Fórum Agro MT, em articulação com o Governo do Estado e o Parlamento estadual.

Desde 2023, a Aprosoja MT vinha alertando para os prejuízos decorrentes da vinculação automática do Fethab a índices inflacionários, que não refletem a real capacidade de geração de renda no campo. Em um cenário marcado por custos de produção elevados, juros altos e forte retração no mercado agrícola, a sensibilidade do Governador Mauro Mendes ao encaminhar o projeto somada ao comprometimento dos parlamentares da ALMT, liderados pelo presidente Deputado Max Russi, que trabalharam para ampliar os efeitos positivos da lei foram decisivos para esse resultado.

A entidade agradece o empenho dos Poderes Executivo e Legislativo, reconhecendo que o congelamento da UPF é uma medida necessária para evitar novas perdas à rentabilidade dos pequenos e médios produtores, que por não exportarem diretamente são os mais castigados pelo crescimento orgânico da carga tributária.

Para o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, o projeto representa um passo importante. “Esse congelamento da UPF é um alívio relevante, porém momentâneo, para os próximos anos o desafio permanece. Precisamos retomar o debate de forma técnica e responsável para desvincular, em definitivo, a contribuição de qualquer índice inflacionário. O Fethab precisa refletir a realidade do campo, e não penalizar o produtor rural pelo descontrole fiscal do país. Seguiremos trabalhando para que esse avanço seja apenas o começo de uma solução permanente”, afirmou.

Além do congelamento da UPF em 2025, o texto aprovado também institui uma nova sistemática para os exercícios seguintes: de janeiro a junho de cada ano, valerá a UPF de janeiro do ano anterior; de julho a dezembro, aplicará-se a UPF de julho do ano anterior. A medida evita que variações inflacionárias súbitas impactem diretamente as contribuições e abre caminho para a construção de um novo modelo que leve em conta o valor efetivamente auferido na venda da produção uma abordagem que a Aprosoja MT considera mais justa, coerente com a realidade do campo e sustentável a longo prazo.

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source