Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Imea indica retração na demanda por milho e queda dos preços no Mato Grosso

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que a demanda por milho na safra 2024/25 deverá ter queda de 0,46% ante ao projetado em novembro/25 e atingir 53,72 milhões de toneladas. 

“Essa redução é pautada pela retração mensal de 1,37% nas projeções de exportações da atual temporada, que ficou estimada em 27,70 mi de t. Esse recuo na estimativa de exportação é motivado pela expectativa de maior oferta de milho no mercado mundial, o que tem pressionado os preços da paridade de exportação”, explicam os técnicos do Imea. 

Já o consumo interno do cereal foi projetado, em dezembro/25, em 17,72 milhões de toneladas representando aumento de 0,76% em relação ao projetado em novembro e está 8,62% maior do que o da temporada passada. 

“Esse crescimento está pautado principalmente pelo aumento no consumo de milho para a produção de etanol no estado, que cresceu 13,09% em relação a safra anterior”, aponta a publicação. 

demanda milho mt imea

PREÇOS 

O relatório divulgado nesta semana também apontou que o preço do milho disponível em Mato Grosso fechou a última semana com média de R$ 46,88 a saca, retração de 0,91%. Um cenário de queda não era visto desde a última semana de setembro/25. 

“Esse recuo semanal está pautado pelo acompanhamento das cotações de milho na CME-Group contrato corrente, que exibiram uma desvalorização de 0,38% ante a semana anterior, e fechou na média de US$ 4,29/bu. Esse movimento de baixa em Chicago é influenciado pela ampla oferta do cereal e pelos elevados estoques norte-americanos”, relatam os técnicos do Instituto.  

Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço do milho disponível em MT está 15,55% menor. “Essa redução é explicada, principalmente, pela alta de 17,06% da produção estadual para a safra 24/25, que atingiu 55,43 mi de t, ampliando a disponibilidade interna e pressionando as cotações no estado. Além disso, vale ressaltar que o crescimento no consumo de milho para a produção de etanol no estado tem ajudado a conter quedas ainda maiores nas cotações”. 

THE Bela Cereais works with the best grains on the market in the Central West Region and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source