Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

The Safra Plan must have R$250 billion guaranteed by law every year.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (09), o Projeto de Lei (PL 641/2025), que determina a destinação mínima de R$ 250 bilhões por ano para a execução do Plano Safra. O texto também impede o Poder Executivo de suspender os recursos sem autorização expressa do Congresso Nacional, protegendo a principal política de crédito rural do país.

Carol de Toni, deputada : “A proposta estabelece um mínimo para referência no planejamento agrícola”

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) atuou de forma decisiva para viabilizar a proposta, diante da crescente preocupação com a escassez de recursos e da necessidade de garantir previsibilidade ao setor agropecuário. Ainda em abril, a bancada entregou ao ministro da Agricultura uma proposta consolidada para o Plano Safra 2025/2026. O documento, elaborado com base nas contribuições das 59 entidades que integram o Instituto Pensar Agro (IPA), foi entregue pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), coordenador institucional da FPA.

Alceu Moreira, deputado : “Quem está no campo precisa saber o que vai acontecer para tomar decisões com segurança”  – FotoS: Divulgação/FPA

À época, Moreira esclareceu que o principal objetivo seria garantir segurança e previsibilidade ao produtor rural, especialmente diante de um cenário de instabilidade climática e econômica. “Quem está no campo precisa saber o que vai acontecer para tomar decisões com segurança. Esta proposta é sólida, construída a partir de dados reais e da realidade do setor”, afirmou Moreira.

A relatora da matéria, deputada Carol de Toni (PL-SC), afirmou que o texto confere maior segurança ao ambiente de negócios no campo, além de fortalecer o setor. Para a parlamentar, garantir o montante mínimo, mais do que justiça com o setor produtivo, é uma estratégia de Estado. “A proposta estabelece um mínimo para referência no planejamento agrícola. Torna-se uma base para aprimoramento das políticas no campo e valoriza o produtor rural. O agro desempenha um papel fundamental na economia nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto e pela geração de milhões de empregos e merece ser respeitado”.

Paulo Bilynsky, deputado: “projeto contribui para o fortalecimento do agro brasileiro e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social do país”

O autor da medida, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), destacou que o “projeto contribui para o fortalecimento do agro brasileiro e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico e social do país”.

A matéria segue para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

THE Bela Cereais works with the best grains on the market and also keeps you up to date with the latest news and analyses on agribusiness.
Don't forget to follow our social networks.

Access News Source